A meditação dos mistérios não pretende ser uma investigação, mas um saborear de verdades sobrenaturais que o entendimento já aceitou e ...

DICAS PARA O ROSÁRIO - 3ªParte: Mistérios Gozosos

/
0 Comments



A meditação dos mistérios não pretende ser uma investigação, mas um saborear de verdades sobrenaturais que o entendimento já aceitou e que, agora, o faz romper em afetos e atos de amor a Deus. Por isso, as sugestões de meditação e atos piedosos não pretende limitar de forma alguma a quantas santas inspirações Deus possa soprar em cada um. 

O meu conselho é que escolham um, dois, três pontos no máximo para degostar durante cada mistério, para não se dispersar.

Estas sugestões pretendem apenas estimular, orientar e inspirar outros (e a mim mesmo) sobre pontos interessantes de meditação. Será, por isso, sempre uma lista incompleta, já que cada um dos mistérios seria suficiente para uma vida inteira de meditação!

Daí que, antes de sugerir meditações, tenho ainda alguns conselhos gerais adaptados de São Luis Montfort, para rezar bem o Rosário:


  1. Antes de começar a rezar, convém pedir a vinda e as luzes do Espírito Santo e a ajuda de Nossa Senhora; 
  2. Oferecer o terço a Maria com confiança, formulando as intenções, em especial pedindo as virtudes cristãs, o auxilio na luta conta o pecado e a conversão dos pecadores;
  3. Antes de cada dezena, é oportuno fazer uma breve pausa para contemplar o mistério a ser meditado; 
  4. Em seguida, pedir a Deus que, por meio do mistério correspondente, conceda, pela intercessão de Maria Santíssima, algumas das virtudes que nele resplandecem. 


Agora, direitos ao assunto. 
Meditações, orações e gestos para cada um dos mistérios gozosos:

1º. Mistério - Anunciação do Arcanjo Gabriel a Nossa Senhora Para ser Mãe de Jesus:

Meditemos sobre:


  • A virtude da Obediência. Maria dispõe-se a abandonar os seus planos pessoais para fazer a vontade de Deus. Muitas vezes somos chamados a fazer o mesmo, em pequenas e grandes coisas. Dizemos “sim” a Deus quando vencemos cada tentação. Dizemos “sim quando não escondemos a nossa fé e damos testemunho, ainda que nos cause transtorno. Dizemos “sim” quando deixamos de lado prazeres para rezar, ou servir o outro, ou seguir uma vocação. Peçamos a Nossa Senhora que nos insine a dar o nosso “Sim”, e a ser capaz de render os nossos planos ao que for a Vontade de Deus.
  • Meditar sobre a Encarnação do Verbo, início da Salvação! O Intangível torna-se Tangível! A Majestade criadora do Universo torna-se criatura por amor a nós!  
  • Refletir no anúncio da gravidez de santa Isabel. A Deus nada é impossível! Peçamos as graças, mesmo aquelas que nos parecem muito difíceis, pois agrada a Deus que reconheçamos a sua Omnipotência, e que confiemos a Ele coisas difíceis.
  • Meditar sobre a pureza de Maria. Não foi pelas súplicas dos profetas, reis e patriarcas que o Messias prometido veio, mas foi a súplica irresistível de uma pobre menina da cidade insignificante de Nazaré que nos mereceu a vinda do Salvador! 
  • Prestar especial atenção na composição inicial de cada Ave-Maria. O “Ave, cheia de graça, o Senhor é convosco” do anjo Gabriel. A um anjo não convém render homenagem a um mortal. No entanto, este príncipe celeste reconhece em Maria a plenitude da Graça, e uma união mais íntima com Deus do que a que qualquer anjo tem. Tal saudação deixa a Virgem até admirada. 
  • Meditar em como o Espirito Santo quis precisar de Maria para se tronar fecundo na Encarnação do Verbo. Jesus poderia ter vindo na plenitude da idade, homem feito, mas escolheu este meio. Foi por Maria que o Espírito Santo fez sua maior obra e, por essa razão, é por meio dela que são feitas todas as obras que Ele quiser realizar em nossas almas. Peçamos à nossa querida Mãe que torne fecundo o Espírito Santo em nossos corações.


2º. Mistério - Visitação de Nossa Senhora a sua prima santa Isabel:

Meditemos sobre:


  • A diligência de Maria. Tal como Maria Santíssima, peçamos a graça de irmos sempre ao encontro dos necessitados e a graça de levarmos Jesus Cristo aos outros, de termos um coração missionário. 
  • Maria, atravessando os montes como a nova Arca da Aliança! Demos graças e nos maravilhemos porque, como Maria, também a nós nos é concedido carregamos no ventre Jesus, quando comungamos! Somos Templo de Deus! Tabernáculos vivos!
  • “Donde me vem a honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?” Santa Isabel foi capaz de reconhecer a dignidade de Maria e a divindade de seu Filho! Que possamos nós também louvar a Deus em Maria e reconhecer Jesus no Altar, e nos outros.
  • O Magnificat! Podemos rezá-lo antes de iniciar o mistério. 
  • Podemos andar, de um lado para o outro, durante este mistério, como oferecimento pelos missionários que percorrem o Mundo todo para salvar almas. Rezemos pelos missionários e por todos aqueles que se dedicam a evangelizar.  


3º. Mistério - Nascimento do Menino Jesus no Presépio de Belém:

Meditemos sobre:

  • A humildade de Jesus, Rei do Universo, na mais pobre manjedoura;
  • No significado de Belém (casa do pão) e no Pão que é Jesus. Subtilmente, o divino Jesus indica-nos como, desde o início, ansiava por nos deixar esse Tesouro, a entrega de Si mesmo no altar, a Santíssima Eucaristia. (ver Post: http://deusvultpt.blogspot.pt/2017/12/belem-cidade-do-pao_10.html);
  • Pensemos no nosso coração como um indigno estábulo. E convidemos a Maria e José para que preparem um novo Presépio nele pois, pois que, embora indigno, tal como Jesus não se importou de nascer no estábulo de Belém, também não se importará de fazer Sua morada nos nossos corações se lá encontra a Seus pais;
  • Compadeçamo-nos e imploremos pela conversão de tantos que, tal como naquela noite, ainda hoje rejeitam abrir a sua casa, o seu coração, à Sagrada Família. Pecadores obstinados, indiferentes ou incrédulos. Peçamos ainda pela sem abrigo, pelos pobres e abandonados;
  • Em São José, a quem foi confiada a guarda dos Tesouros de Deus. Meditemos nas suas virtudes, no seu silêncio, na sua virilidade e pureza. Peçamos a ele que nos torne puros e corajosos como ele, mesmo no meio de tantas dificuldades. Imagine-se! A esposa grávida e não consegue encontrar um lugar para dar à luz! Ainda assim, a sua confiança em Deus era inabalável. E nós, por qualquer coisinha, já desconfiamos de Deus;.
  • Lembremos dos presentes dos Reis Magos. O ouro da Realeza de Cristo, o incenso da Sua Divindade e a mirra da sua humanidade e mortalidade. Rezemos por aqueles que não o têm por Rei e Senhor, ou não o reconhecem como Deus ou não creem na sua Encarnação. Nós, porém, ofereçamos-lhe o ouro do nosso serviço ao Rei, o incenso da nossa adoração e louvor a Deus, e a mirra do nosso sacrifício e renúncia ao Cristo Crucificado. (Ver post: http://deusvultpt.blogspot.pt/2018/01/o-que-significa-o-ouro-incenso-e-mirra.html)
  • Procuremos estar de joelhos, unindo-nos à adoração dos pastores e dos reis magos.


4º. Mistério - Apresentação do Menino Jesus no Templo e Purificação de Nossa Senhora:

Meditemos sobre:


  • Jesus é apresentado ao Sacerdote por Maria e José. Rezemos pelos Sacerdotes e pelas vocações sacerdotais. Que Maria e José lhes inspirem grande amor a Jesus.
  • Aprendamos de Maria que, embora não precisando de purificação alguma, submete-se humildemente à lei de Moisés. E nós, que precisamos de purificação, submetemosnos à lei de Deus? Que Maria e José intercedam por nós para que Jesus nos resgate por seu sangue, tal como eles O resgataram com duas pombinhas.
  • Simeão revelou que Jesus seria (Lucas 2: 29-35) 
    • a) Luz para revelação aos gentios e glória do povo de Israel
    • b) Sinal de contradição
    • c) Que uma espada de dor trespassaria o coração de Maria
    • d) Que Jesus, por sua vida, revelaria o coração de muitos.
  • Peçamos que a Luz do Evangelho chegue a todos de forma pura, para sua conversão;
  • Meditemos nos sinais de contradição: 
    • o O instrumento de morte (Cruz) tornado instrumento de Vida (Salvação); 
    • o Jesus é escândalo e loucura para os que não creem na Encarnação do Deus infinito;
    • o Jesus é causa de divisões, pois o Evangelho é desafiante, o amor exige que saiamos de nós próprios. A verdade exige que deixemos as obras das trevas, que rompamos com o mundo. 
  • Pensemos nas dores que Maria haveria de ter. Não só na Paixão, mas ao longo de toda a sua vida, acompanhado, de longe ou de perto, o seu Filho. E ainda hoje, ela sofre pelos seus filhos, e desdobra-se em trabalhos e súplicas pela nossa salvação. Procuremos consolar a nossa Mãe com esta oração. 
  • Meditemos na fuga para o Egipto. No assassinato em massa dos recém-nascido, ordenado por Herodes com receio deperder o seu reino. Da mesma forma, o aborto é um assassinato em massa ordenado por aqueles que desejam manter o seu reino, a sua vida à sua maneira, preferindo sacrificar a vida de outros que perder o conforto da sua. Rezemos pela conversão dos adeptos desse terror, e para que Maria desmantele as maquinações e organizações demoníacas que as promovem.
  • Da mesma forma, peçamos o socorro de Deus para todos os inocentes que sofrem perseguições por causa da justiça, da fé, ou porque são alvo da maldade humana. 



5º. Mistério - Perda e encontro do Menino Jesus no Templo, discutindo entre os Doutores:

Meditemos sobre:


  • Como, desde o ventre de Maria, Jesus, sendo Deus, estava consciente de quem Era e para o que é que veio. No entanto, pouco se sabe do que fez até aos seus 30 anos.
    Três lições nos dá o Salvador procedendo assim, fala-nos o papa Paulo VI:
    • Silêncio. A Palavra se fez Carne, e viveu silenciosa por 30 anos. Saber viver como aquele que escuta a Deus no dia a dia;
    • Vida Familiar: que foi infinitamente dignificada quando Jesus viveu na Obediência aos pais;
    • Trabalho:  Santificando o trabalho, aquilo que se tinha tornado castigo depois do pecado original, readquire o seu sentido dignificante. Jesus dava glória ao Pai nos mais pequenos gestos e deveres diários, pelo amor com que os fazia. Peçamos a Jesus e Maria que nos ensine a louvar a Deus e a santificar o dia a dia, no que quer que façamos, no trabalho, na família, etc;
  • Rezemos algo como: “Mãe querida, não nos deixes perder Jesus. Vós que nunca pecastes, nunca sofrestes o mal que é perder a Deus. Mas pela perda de Jesus por 3 dias, Deus deu-te a experimentar a dor da Sua perda, para que pudestes compreender assim a dor e terror que é quando um pecador O perde. Intercede por nós para que O nunca percamos. Mas, se o viermos a perder por nossas ofensas, ajuda-nos a encontra-l’O rapidamente. A encontra-lo no Templo de Deus que é a Santa Igreja, pelo Sacramento da Reconciliação."
  • Pedir a Jesus um coração sábio como o d’Ele e a eficácia da palavra, para nosso bem e bem do próximo. 
  • Pedir a coragem de Jesus que, mesmo menino de 12 anos, defendeu a Verdade até diante de doutores da lei. 
  • Peçamos ao Senhor que os afetos humanos, mesmo aqueles para com pai e mãe, não nos impeçam de cumprir a vontade do Pai, discernindo e seguinda a nossa vocação. 
  • Meditemos na obediência de Jesus a Maria e José. Que isto aumente a nossa confiança na sua intercessão junto de Jesus. Meditemos na obediência que devemos a nossos pais, legítimos superiores, e, em especial, à nossa Mãe Igreja, para lhe sermos fiel em tudo o quanto manda.
  • Meditemos nos paralelos com a Paixão de Cristo:
    • A sagrada família sobe a Jesusalém pela Páscoa >> Jesus sobe com os 12 apóstolos a Jerusalém pela Páscoa. 
    • Maria e José perdem o Menino por 3 dias, até ser reencontrado no Templo >> Maria e os Apóstolos perdem Jesus por 3 dias (pois Ele morreu) até ser reencontrado na Ressurreição, no novo Templo que é o seu Corpo


Resumindo:


  1. Anunciação do Anjo
    • Pedir a virtude da Obediência à Vontade de Deus;
    • Meditar na Encarnação do Verbo;
    • A Deus nada é impossível;
    • Meditar na pureza de Maria, que nos mereceu o Messias.
  2. Visitação a Santa Isabel
    • Pedir que sejamos diligentes da caridade;
    • Meditar na nova Arca da Aliança, Maria;
    • Orar o Magnificat;
    • Orar pelos que se dedicam a levar Jesus a todos.
  3. Nascimento de Jesus
    • Humildade de Jesus;
    • Belém significa casa do Pão. Jesus é o Pão da vida;
    • Convidar a sagrada Família ao estábulo do nosso coração;
    • Rezar pelas famílias e pelos que se fecham à Sagrada família.
  4. Apresentação do Menino no Templo
    • Rezar pelas vocações sacerdotais;
    • Pedir que Jesus, Luz das nações, toque os corações;
    • Consolar o Imaculado Coração, ainda hoje trespassado pelos pecadores;
    • Rezar pelos inocentes, pelos explorados, e pela conversão dos Soberbos.
  5. Perda e Encontro do Menino
    • Peçamos a Maria que não nos deixe perder seu Filho;
    • Pedir a Jesus Sabedoria e Coragem;
    • Meditar na submissão de Jesus a Seus pais;
    • Meditar nos paralelos com a Paixão.

     Deus Vult!












You may also like

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.