Uma nota prévia: Os mistérios Luminosos são facultativos, tendo surgido como sugestão do papa São João Paulo II para as Quintas...

DICAS PARA O ROSÁRIO - 4ªParte: Mistérios Luminosos

/
0 Comments












Uma nota prévia: Os mistérios Luminosos são facultativos, tendo surgido como sugestão do papa São João Paulo II para as Quintas-Feiras. No entanto, se quiser rezar o Rosário completo, este continua a ser constituído pelos 3 Mistérios habituais, deixados por Nossa Senhora a São Domingos de Gusmão (Gozosos, Dolorosos e Gloriosos).
Isto pois o Santo Rosário é o Saltério de Maria: 150 Avé-Marias e alusão aos 150 salmos da bíblia. Três mistérios em honra à Santíssima Trindade.


Inicio estes mistérios com algumas sugestões preparatórias.

Pode ser útil à nossa devoção e para afastar as distracções, acender uma vela e ter consigo água benta. Estas são tradições antigas que a secularização e perda de fé dos homens tem menosprezado como irrelevantes. Mas vamos ouvir a vós dos mundanos ou a vós dos Santos? 
A vela recorda-nos que estamos na presença real de Cristo e Sua Mãe. Não rezamos a sós, tenhamos fé nisso. E a fé na eficácia de um sacramental como a água benta é-nos garantida por inúmeros santos e místicos.

Este pareceu-me ser um conselho oportuno neste artigo sobre os Mistérios Luminosos.

1º. Mistério - Batismo de Jesus no rio Jordão:

Meditemos :

  • Sobre as tentações do Deserto que precederam ao Batismo. Jesus Cristo, indo para o deserto, venceu o mundo; jejuando, venceu a carne; e resistindo às tentações, venceu o demónio. O Senhor, ensina-nos assim a combater os inimigos da alma. E Deus quer-nos ver lutar para merecermos a glória que nos reserva no Céu. https://deusvultpt.blogspot.pt/2018/02/deserto-jejum-e-tentacao-mundo-carne-e.html
  • Meditar sobre o nosso Batismo. Somos Batizados no Espírito e no fogo! Tornados filhos de Deus! Membros do Corpo de Cristo, a Santa Igreja! Templos do Espírito Santo! Nas águas do Batismo morremos para o pecado e renascemos em Cristo! Meditemos na alegria de ser Cristão! 
  • Meditemos se vivemos de acordo com a nossa dignidade de Cristãos. 
  • Terminemos benzendo-nos com água benta, renovando a nossa determinação nas promessas do Batismo.  


2º. Mistério - Revelação de Jesus nas Bodas de Canaã:

Meditemos:

  • A atenção de Maria para com as necessidades dos outros. Peçamos-lhe que vele por nós para que o vinho da alegria nunca falte nos nossos corações;
  • Rezemos pela santificação das famílias. Que Jesus e Maria sejam solícitos nas suas necessidades materiais e espirituais. Imploremos pela Família, que é a célula da sociedade, e que é hoje tão atacada. O divórcio, o lóbi gay, ideologias de género, as imoralidades sexuais, o feminismo, e tantas outras agressões que pervertem o significado e finalidade do Matrimónio e da instituição familiar. “A batalha final entre o Senhor e o reino de Satanás será sobre o matrimônio e a família”, afirmou Irmã Lúcia;  
  • Meditemos na força da intercessão de Maria, que como que antecipou a revelação de Jesus ao Mundo. Da mesma forma, peçamos a ela que interceda por nós para antecipar a hora em que Deus nos dará certa graça que precisamos/desejamos (emprego, esposo, cura, etc.);
  • “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Nisto consiste toda a vida e intercessão de Maria, que deseja que escutemos o seu Filho. Nisto consiste o triunfo do seu Imaculado coração. Obedeçamos a nossa Mãe;
  • Meditemos como foi neste momento que Nossa Senhora entregou o seu Filho querido ao Mundo. Daquele momento em diante, Jesus iniciaria a sua missão pública;
  • Reparemos em como a missão salvífica de Jesus começa transformando agua em vinho; depois, vinho em Sangue; e na Cruz, Sangue e Água jorram.


3º. Mistério - O anúncio do Reino dos Céus:

Meditemos:

  • O Reino dos Céus é das criancinhas (Mt 19, 13-15), isto é, dos humildes e puros de coração, daqueles que não estão presos às coisas terrenas, que mataram o homem velho e nasceram como homem novo; 
  • O Reino dos Céus é dos violentos (Mt 11, 12), porque estreito é o caminho para a vida. Sim, o Reino dos Céus é para aqueles que são capazes de se vencer a si mesmos, às suas paixões e tentações. É justo que muito custe o que muito vale. E o Reino dos Céus custa a nossa vida. Não basta ser de Cristo a 50%, ou a 90%, ou a 99%. Ele que se entregou totalmente e sem reservas a nós, deseja que o façamos também. É preciso tomar consciência de que estamos em guerra contra o Principe deste mundo e seus sequazes. De que lado da batalha queremos estar? http://deusvultpt.blogspot.pt/2017/09/anjos-e-demonios-8-parte-em-estado-de.html
  • Sugiro ainda que escolhamos, a nosso gosto, uma passagem bíblica da vida pública de Jesus para meditar. Ou a leitura do dia, ou uma parábola, o Filho prodigo, a Semente de Mostarda, o trigo e o Joio, os Grãoes de Trigo e os Terrenos, etc. 
  • Pedir por todos aqueles que se dedicam a ajudar os outros: Policiais, médicos, enfermeiros, exército, organizações religiosas, etc.
  • Pedir em especial pelos missionários e por todos os que se dedicam à salvação das alma, para que Deus os proteja e ilumine.
  • Pedir um coração missionário e a eficácia da palavra para fazer bem às almas.  
  • Podemos, por exemplo, andar de um lado para o outro, ou percorrer a casa rezando este mistério, para que Deus dê força aos pés cansados dos missionários.


4º. Mistério - Transfiguração de Jesus no Monte:

Meditemos:

  • Jesus veio para levar à realização pela a Lei (representada na figura de Moisés) e as professias (representadas na figura do Elias). Ele revela-se como o Messias esperado, o Salvador, aquele que É. Adoremo-l’O! Revelando-se assim aos apóstolos, Jesus preparava-os para que entendessem que a Sua entrega na Cruz era voluntária. Diz Jesus que "Ninguém a tira de mim (a vida), mas eu a dou por minha espontânea vontade" Ele assim o permitiu, em obediência ao Pai, para remição dos pecados!
  • Reparemos em como Pedro, Tiago e João esquecem-se de si mesmos, ao sugerirem ficarem ali no monte, montando uma tenda, não para eles, mas uma para Elias, outra para Moisés e outra para Jesus. Teremos nós tal esquecimento de nós mesmo, tal reverência, quando nos apresentamos diante do Sacrário e do Altar? Ou quando encontramos Jesus escondido no próximo? Peçamos aos apóstolos e todos os santos que, pela sua visão beatifica, sejamos seja inspirado a desejar os Céus, livres das distrações mundanas;
  • Ouviu-se uma vós “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” Peçamos o entendimento e discernimento do Espírito para que por Ele escutemos a Cristo e nos deixemos guiar;


5º. Mistério - Ultima Ceia e a instituição da Eucaristia:

Meditemos:

  • A última Ceia, quando o Senhor, vendo aproximar-se a Sua hora, deseja resumir, sintetizar, deixar o Seu tão aguardado Testamento: a Santíssima  Eucaristia. Não há nada mais precioso que Ele nos pudesse dar. Ele deu-se todo inteiro!
  • Haverá relação mais íntima com Deus do que por meio da Comunhão? Poderá alguma outra religião oferecer tal proximidade? 
  • “Seria mais fácil a Terra existir sem Sol que sem a Santa Missa” diz-nos o santo padre Pio. A Igreja vive deste Sacramento, alimenta-se e fortalece-se por Ele. 
  • Na Santa Missa nós tronamo-nos participantes daquela Última Ceia do Senhor, da Sua entrega na Cruz, e em todas as Missas já celebrados, como se o véu do Tempo fosse rasgado, porque todos esses sacrifícios são um só e o mesmo Sacrifício vivo de Cristo. Não invejemos, pois, os Apóstolos, por não termos estado lá, há 2000 anos atrás;
  • A Comunhão Eucarística é imprescindível para a Salvação! :

João 6:52-56: "Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele."
  • Meditemos sobre a forma como estamos a comungar, porque a Missa tem um valor infinito, mas Deus aceita-O de maneira finita, de acordo com as nossas disposições, da nossa fé, do nosso amor. Peçamos um grande amor e devoção à Santíssima Eucaristia;
  • Peçamos perdão por quantos indignamente ou de forma indiferente recebem a Jesus. São como novos Judas que vendem a Jesus. "Quem faz uma Comunhão sacrílega, recebe em seu coração a satanás e a Jesus Cristo; a satanás, para fazê-lo reinar, e a Jesus Cristo para oferecê-lo em sacrifício a satanás." (São Cirilo de Alexandria).
    E São Paulo, em 1 Coríntios 11:29 diz "Quem come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor."
    Tenhamos horror a esse pecado e, por nossa vez, meditemos em quão diligentes temos sido para comungar bem! Peçamos perdão por quando o recebemos friamente ou indignamente. 
  • Consolemos a Deus iniciando esta dezena com a oração que o Anjo de Portugal nos ensinou: 

“Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores".

  • Meditemos no Lava Pés. O Senhor faz-se o último. Se queremos ser grandes no Céu, humilhemo-nos na Terra, sirvamos a todos e sejamos solícitos em ajudar o próximo. Reparem como Jesus, lavando os pés dos apóstolos, não está meramente a socorrer uma necessidade deles (como uma ferida) mas num estado de real e servil serviço! Quão escandaloso é isso, se o próprio Deus se rebaixa por amor a nós! Até Pedro ficou escandalizado. “Disse-lhe Pedro: Não me lavarás os pés jamais. Replicou-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.”;
  • Meditemos em como Cristo providenciou aquele momento. Só agora percebe-se o sentido de ter mudado o nome de Simão para Pedro (=pedra). “Sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja”. A MINHA Igreja! Só a Igreja, apoiada na pedra que é o Sucessor de Pedro, é que é a Igreja de Cristo! Fora dela não há Salvação! Por isso, rezemos pela conversão dos pecadores, dos hereges, dos cismáticos, para que voltem ao redil do Bom Pastor! 
  • O Aborto voluntário é a paródia satânica da Eucaristia. Usando as mesmas palavras sagradas “Este é o meu corpo”, mas com o sentido oposto! Não o de dar a vida, mas o de tirar! Imporemos pelo fim da perpetuação de tal horror no mundo!
  • Procuremos rezar virados para a Igreja mais próxima e peçamos “Meu Bom Jesus, que não sejam nem as paredes nem a distância impedimento de Vos adora no Santíssimo Sacramento”.


Resumindo:


  1. Batismo de Jesus
    • Meditar nas Tentações do Deserto;
    • Meditar sobre as promessas do nosso Batismo;
    • Meditar sobre a dignidade de ser Cristão, membro de Cristo;
    • Benzer-se com água benta.
  2. Revelação nas Bodas de Canaã
    • Pedir que sejamos atentos à necessidade do próximo, como Maria;
    • Pedir santificação e proteção da Família;
    • Meditar e pedir pela intercessão de Maria; 
    • Pedir que nunca falte o vinho da alegria
  3. Anúncio do Reino
    • O Reino é das Criancinhas;
    • O Reino é dos Violentos;
    • Meditar sobre passagem bíblica, leitura do dia ou parábola;
    • Rezar pelos missionários e evangelizadores.
  4. Transfiguração no Monte
    • Jesus leva à plenitude a Lei e Profetas. Ele é Deus, e dá a Sua vida voluntariamente;
    • Adoremos a Jesus, esqueçamos de nós mesmos;
    • Encontremos a Jesus transfigurado no próximo;
    • Peçamos aos Santos que a sua visão beatífica ilumine as trevas de nossa mente;
  5. Última Ceia e Eucaristia
    • A Eucaristia é o que de mais precioso Jesus podia deixar-nos;
    • Na Missa, estamos diante do mesmo único Sacrifício;
    • Peçamos perdão por quantas vezes se comunga indignamente;
    • Meditemos no lava pés, onde o Senhor se faz servo de todos, para exemplo.

     Deus Vult!



You may also like

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.