Baseado no sermão de São João Vianney, "as Tentações" " Cuidado se não sofres tentações... A quem achas que o demóni...

ANJOS E DEMÓNIOS - 8ª Parte: Da intensidade da sua influência

/
0 Comments

Baseado no sermão de São João Vianney, "as Tentações"

"Cuidado se não sofres tentações...

A quem achas que o demónio mais tenta? Talvez você ache que são aquelas pessoas mais pecadoras, os libertinos, os imodestos, os violentos, que rebolam e chafurdam na lama do pecado mortal. 
Mas não, meu caro irmão! 
Pelo contrário, o demónio deixa estas pessoas de lado, como aliados com os quais já não mais precisa de se preocupar. Esses já são o diabo para si próprios e para os outros!

De fato, se o demónio tentasse aquele sujeito pervertido a pecados sem controlo, talvez ele não vivesse o suficiente para seduzir aquela moça virgem ali para as suas indecências, ou aquela mulher casada, ou ensinado a sua má conduta àqueles rapazes que, talvez, até aprendam a seguir-lhe o exemplo imundo. Se tivesse incitado aquele ladrão acolá a roubos cada vez maiores, talvez tivesse ido para a prisão antes de ensinar o seu ofício a outros. Se tivesse encorajado o alcoólatra a se embebedar incessantemente, ele já teria morrido, e não teria tempo de fazer com que outros seguissem o seu mau exemplo.


Se o demónio tivesse provocado a morte daquele dono de cabaré, ou cantor indecente, quantas almas teriam sido poupadas da danação eterna! No entanto, certo de que estes miseráveis já são dele e nem pensam deixá-lo, o diabo nem perde mais tempo com eles, para poder fazer o mal noutros lugares. Eu ousaria dizer até que o demónio tem o máximo cuidado em não importunar os maus, não vão eles cair em si, abrir os olhos para a sua miséria abrir e arrepender-se!

Então quem são as pessoas mais tentadas? São aquelas que estão dispostas, com a graça de Deus, a sacrificar tudo pela salvação de suas pobres almas. Aquelas que tomaram o propósito de pegar na sua cruz e seguir a Cristo, renunciando a si mesmo e servindo os outros. E não é um só demónio que as tenta, mas centenas ou milhares, procurando armar-lhes ciladas.

Por que será, meus irmãos, que quando alguém não dá a mínima importância à salvação da sua alma, parece não sofrer a menor tentação? Mas assim que resolve mudar de vida, em outras palavras, assim que ele deseja reformar a sua vida para que Deus venha morar nele, imediatamente todo o inferno cai em cima dele?

Este é o modo como ele age para com aqueles pecadores que nem sequer consideram a possibilidade de deixar o pecado. Ele nem sequer se dá ao trabalho de tentá-los e vê tais pessoas como perda de tempo. Ele permite que eles vivam em paz enquanto estiverem a viver no pecado mortal, e esconde do pecador a situação em que ele se encontra, o mais que ele pode, até a morte, e se por acaso o pecador lembra-se da vida imunda, o demónio pinta um quadro tão aterrorizante, que o infeliz cai no desespero.

Cuidado se não sofres tentações! O diabo faz-nos viver numa falsa paz, embalando-nos no relaxamento, deixando-nos com a pretensão de que recitamos algumas boas orações, distribuímos algumas esmolas e que fazemos menos más ações do que os outros. Quem não sofre tentações é porque não está a lutar, está morto e não o sabe.  (1)

Toda a tentação é uma forma de examinarmos a nossa alma. Por meio dela, o homem se conhece a si mesmo, as suas fraquezas e, na luta, ganha robustez de carácter, coragem no amor, compreensão para com o próximo e confiança no Senhor.

Nesta luta, não temais, porque não estamos sós! Os Santos anjos nos protegem!

É certeza de Fé que o Pai Celeste destinou a cada um de nós um Anjo Guardião, com seu auxílio e vigilância, para podermos evitar as emboscadas dos inimigos e repelir seus tremendos ataques contra nós (2). “Deus não só envia seus anjos em certas ocasiões e para fins particulares, mas também lhes confiou nossa proteção desde o primeiro instante de nossa existência”(2).

Oh, “grande é a dignidade das almas (humanas), pois ao nascer cada uma tem um anjo delegado a sua guarda" louva São Jerónimo!

Vale lembrar também que não apenas pessoas possuem anjos da guarda, como também instituições: paróquias, dioceses, cidades e países. Mesmo que um Anjo tenha de enfrentar um demónio de nível hierárquico superior, ou ainda que uma legião de demónios nos cerque, o nosso Anjo Guardião é capaz de nos defender de todos eles, pois vive na glória da visão de Deus, e o seu rosto é terrível para os demónios! 

Porém, ao contrário dos demónios que importunam-nos sem convite, os anjos são extremamente educados e, embora ansiosos por nos ajudar, é preciso que lho peçamos e dêmos o consentimento para atuarem!

Torna-te familiar com o anjo Guardião que Deus te enviou, invoca-o frequentemente, em todos os teus afazeres, angústias e tentações, pedindo o seu auxílio, as suas inspirações e proteção, pois "ele deseja ajudar você mais do que você deseja ser ajudado por ele" lembra São João Bosco. Não precisamos convencê-los, mas apenas abrir-nos à sua ação.

Por muito astutos, ardilosos e experiêntes que os demónios sejam em tramar o ser humano, eles estão privados da sabedoria divina a que os anjos têm acesso, e não há cilada ou armadilha que eles não possa ser quebrada.

Por tanto, recorramos ao socorro destes nossos grandes amigos, os anjos, com enorme devoção e confiança. Não os deixemos ociosos, exortava o padre Pio; recorramos sempre ao seu auxílio e rezemos para que possamos um dia, na bem-aventurança eterna, conhecer cara a cara estes nossos santos amigos celestiais!

Quais as armas que o Diabo dispõe, e quais as armas dos cristãos? Veremos na próxima parte.
Que o nosso Anjo Guardião nos faça sentir a sua presença protetor e nos inspire à confiança na sua santa inspiração.

Deus Vult!



Fontes: 
(1) Sermão de São João Vianney "As Tentações"
(2) Catecismo do Concílio de Trento




You may also like

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.