Meditação de Santo Agostinho sobre a Ascensão de Cristo “Hoje nosso Senhor Jesus Cristo ascendeu aos Céus. Deixemos que os nossos...

ASCENSÃO DE JESUS - Meditação de Santo Agostinho

/
0 Comments


Meditação de Santo Agostinho sobre a Ascensão de Cristo

“Hoje nosso Senhor Jesus Cristo ascendeu aos Céus. Deixemos que os nossos corações subam com Ele.

Escutai as palavras do Apóstolo, segundo o qual, se vós ressuscitais com Cristo, deveis colocar os vossos corações nas coisas do alto, onde Cristo está, sentado à Destra de Deus; e buscar as coisas do alto e não as coisas terrenas.

Pois, assim como ele permaneceu connosco mesmo depois de Sua Ascensão, assim também nós já estamos no Céu com Ele, ainda que o que nos é prometido ainda não tenha sido cumprido em nossos corpos.

Cristo foi agora exaltado acima dos Céus, mas ainda sofre na Terra todas as dores que nós, os membros de Seu Corpo, tenhamos que suportar. Ele demonstrou isso quando bradou do alto “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At. 9,4) e ainda quando diz “Eu estava com fome e vós me destes de comer”(Mt 25,35).

Porque é que nós na terra não nos esforçamos por encontrar descanso n’Ele no Céu já, através da fé, esperança e amor que nos une a Ele? Estando no Céu, Ele também está connosco; e nós, estando na terra, estamos com Ele. Ele está aqui connosco por Sua divindade, Seu poder e Seu amor. Nós não podemos estar no Céu do modo que Ele está na Terra por Sua divindade, mas podemos estar presentes n’Ele pelo amor.

Ele não deixou o Céu quando veio até nós; nem se apartou de nós quando subiu novamente ao Céu. O fato de que Ele estava nos Céus mesmo quando estava na Terra é atestado por sua própria declaração “Ninguém jamais subiu aos Céus senão Aquele que desceu dos Céus, o Filho do Homem, que está nos Céus” (Jo 3,13).

Estas palavras são explicadas pela nossa união com Cristo, pois Ele é a nossa cabeça e nós somos o Seu corpo. Ninguém ascende aos Céus senão Cristo, porque também nós somos Cristo: Ele é o Filho do Homem por Sua união connosco e nós, pela nossa união com Ele, somos filhos de Deus. Diz o apóstolo “Assim como o corpo humano, que tem muitos membros, é uma unidade, porque todos os diferentes membros formam um só corpo, assim também é com Cristo. Ele também tem muitos membros, mas um só corpo” (1Cor.12)

Por compaixão, Ele desceu dos Céus por nós e, embora Ele tenha ascendido sozinho, também nós ascendemos (com Ele), porque estamos n’Ele pela graça. Assim, ninguém a não ser Cristo desceu e ninguém a não ser Cristo ascendeu; não porque não haja distinção entre a cabeça e o corpo, mas porque o corpo como unidade não pode ser separado da cabeça.”

Irmãos! Elevemos os nossos corações a Cristo! Que nossos corações permaneçam inquietos até que possam repousar n’Ele!

Deus Vult!


You may also like

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.