QUARESMA - Porque começa numa quarta-feira?
/
0 Comments
Porque é que a Quarta-Feira de Cinzas cai numa Quarta-Feira?
O nome “Quarta-Feira de Cinzas” reporta à cerimónia típica deste dia que marca o início da Quaresma, e na qual o sacerdote abençoa os fiéis colocando cinzas nas suas cabeças.
Com este gesto, a Igreja introduz-nos no tempo Quaresmal relembrando-nos que somos pó, e pó voltaremos a ser. Esta vida é apenas uma peregrinação em direção à Terra Prometida; não aquela a que o povo Hebreu chegou ao fim de Quarenta anos, mas aquela que Cristo nos prometeu, no Seu Eterno Reino Celeste!
No entanto, o período quaresmal tem, ao todo, 46 dias. Mas, como os Domingos não são contados entre os dias de penitência, o tempo penitencial tem, de facto, 40 dias. Daí o nome “Quaresma”.
Tal como os Judeus, depois de 70 anos de cativeiro na Babilónia, passaram 46 anos a reconstruir o Templo, também os católicos, depois de saírem da Babylónia do Mundo pelos ritos e serviços do tempo da Septuagésima, devem passar 46 dias na reconstrução do templo do Espírito Santo, contruído por Deus em nós no momento do nosso Baptismo, mas destruído pelos nossos pecados passados.
Os 40 dias de penitência são referidos na Bíblia por diversas vezes: Moisés jejuou por 40 dias no Monte (Exodus 34,28), Elias jejuou por 40 dias (1 Reis 19,8), entre outras passagens bíblicas, em que o número 40 simboliza um período de purificação e preparação. E, claro, também Nosso Senhor jejuou por 40 dias no deserto (Mt 4).
Ora, temos 42 dias desde o primeiro Domingo da Quaresma até à Páscoa. Tirando os 6 dias de Domingo, que não são de penitência, sobram 36 dias. Para que os dias de penitência sejam 40, o papa Gregório ordenou que a Quaresma começasse 4 dias antes do primeiro Domingo (36+4=40), o que nos trás à Quarta-Feira!
Mas, mais notável é o facto de que a tradição da igreja diz-nos que Nosso Senhor terá nascido num Domingo, terá sido batizado numa Terça-Feira e… terá ido para o deserto numa Quarta-Feira!
Mais se pode dizer: Tal como Salomão iniciou a grande construção do Templo numa Quarta, assim os Católicos começam a preparar os seus corpos para serem Templos do Espírito Santo, pelo jejum com que iniciam a Quaresma e pelos propósitos penitenciais desta época.
Que a nossa Mãe Imaculada nos ajude a alcançar essa grande graça neste tempo propício à conversão de vida e santificação.
Deus Vult!