OS DEVOTOS ESCRUPULOSO - São Luis de Montfort sobre a devoção a Maria
/
0 Comments
Ouvimos por vezes, até mesmo da boca do clero, um certo receio ou aversão às práticas devocionais à Virgem Mãe. Receios vãos e infundados, pois como poderia Maria "obstruir" o caminho até Jesus, se tudo o que à de maravilhoso nela advém d'Ele, e foi em virtude d'Ele que Deus a preservou da mancha do pecado original e a cumulou de todas as graças?
Como poderia a lua ofuscar o brilho do sol se, pelo contrário, é do próprio sol que vêm toda a sua glória e a sua majestade?
São Luis de Montfort, grande mestre da devoção Mariana, cujas obras muito influenciaram o magistério de pontífices como Leão XIII, São Pio X e de São João Paulo II, aos devotos que ele chama de "escrupulosos", responde com grande clareza:
"Os devotos escrupulosos são aqueles que receiam desonrar o Filho, honrando a Mãe, e rebaixá-lo se a exaltarem demais. Não podem suportar que se repitam à Santíssima Virgem aqueles louvores justíssimos que lhe teceram os Santos Padres; não suportam sem desgosto que a multidão ajoelhada aos pés de Maria seja maior que ante o altar do Santíssimo Sacramento, como se fossem antagônicos, e como se os que rezam à Santíssima Virgem não rezassem a Jesus Cristo por meio dela. Não querem que se fale tão freqüentemente da Santíssima Virgem, nem que se recorra tantas vezes a ela.
Algumas frases eles as repetem a cada momento:
Para que tantos terços, tantas confrarias e devoções exteriores à Santíssima Virgem?
Vai nisso muito de ignorância! É fazer da religião uma palhaçada.
Falai-me, sim, dos que são devotos de Jesus Cristo (e eles o nomeiam, muitas vezes, sem se descobrir, digo-o sem parêntesis): cumpre recorrer a Jesus Cristo, pois é ele o nosso único medianeiro; é preciso pregar Jesus Cristo, isto sim que é sólido!
Em certo sentido é verdade o que eles dizem. Mas, pela aplicação que lhe dão, é bem perigoso e constitui uma cilada sutil do maligno, sob o pretexto de um bem muito maior, pois nunca se há de honrar mais a Jesus Cristo, do que honrando a Santíssima Virgem, desde que a honra que se presta a Maria não tem outro fim que honrar mais perfeitamente a Jesus Cristo, e que só se vai a ela como ao caminho para atingir o termo que é Jesus Cristo."- St. Luis Montfort em "Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem".
Irmãos. Neste mês de Maria, mês de nossa mãe Celestial, não temamos amá-la e de todas as formas, honrá-la. Nada à que mais agrade a Deus que louvando-O em Sua Mãe, Sua obra-prima!
"Não temais amar demasiado a Maria Santíssima. Nunca conseguireis amá-la tanto quanto Jesus a ama". São Maximiliano Kolbe
Deus Vult!