De uma antiga homilia do grande Sábado Santo: "Um grande silêncio reina sobre a terra. O Rei está dormindo; a terra estremeceu e ...

SÁBADO SANTO - Jesus desce à Mansão dos Mortos

/
0 Comments


De uma antiga homilia do grande Sábado Santo:

"Um grande silêncio reina sobre a terra. O Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque o Deus feito homem adormeceu e acordou os que dormiam há séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos."

Vai antes de tudo à procura de Adão, nosso primeiro pai, a ovelha perdida. Quer visitar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte. Vai libertar Adão do cativeiro da morte, Ele que é ao mesmo tempo seu Deus e seu Filho. Entrou o Salvador onde eles estavam, levando em suas mãos a cruz vitoriosa. Quando Adão, nosso primeiro pai, o viu, batendo no peito, cheio de admiração, exclamou para todos os demais: “O meu Senhor esteja com todos». E Cristo respondeu a Adão: «E com o teu espírito”. E tomando-o pela mão, levantou-o dizendo: “Desperta, tu que dormes; levanta-te de entre os mortos e Cristo te iluminará”.
“Desperta, tu que dormes, porque Eu não te criei para permanecerdes na morada dos mortos “
“Eu sou o teu Deus que por ti me fiz teu filho, por ti e, por estes que nasceram de ti; agora digo e com todo o meu poder ordeno àqueles que estão na prisão: ‘Saí’; e aos que jazem nas trevas: ‘Vinde para a luz’; e aos que dormem: ‘Despertai’ ”.

“Eu te ordeno: Desperta, tu que dormes, porque Eu não te criei para permanecerdes na morada dos mortos. Levanta-te de entre os mortos; Eu sou a vida dos mortos. Levanta-te, obra das minhas mãos; levanta-te, minha imagem e semelhança. Levanta-te, saiamos daqui; tu em mim e Eu em ti, somos um só.

Vinde. Está preparado o trono dos querubins, estão a postos os mensageiros, construído o leito nupcial, preparado o banquete, as mansões e os tabernáculos eternos adornados. Estão abertos os tesouros de todos os bens, e o Reino dos Céus preparado para ti desde toda a Eternidade”.


Fonte: Liturgia das Horas

Lembra-nos o Credo que, depois de Sua morte redentora, a Alma de Cristo desceu aos "infernos", isto é, à mansão dos mortos. Não ao inferno dos condenados, de onde nem mesmo Deus, o autor da liberdade, os pode tirar; mas ao "seio de Abraão", o Lugar onde os justos que morreram na Era pré-Cristã, privados da visão beatífica pelo pecado original, aguardavam a vinda do Salvador!

A estes, veio o Senhor em gloriosa vitória consolar e libertar do cárcere, abrindo as Portas do Céu com Sua Cruz e admitindo-os à presença do Deus de Abraão, Isaac e Jacob!

Que grande alegria terá sido esse encontro! Lá aguardavam Adão e Eva, os patriarcas, profetas e todos os justos, e até Seu pai adoptivo, São José!

No Fim dos Tempos, as almas deste justos, assim como as nossas (se assim Deus nos conceder a graça), serão unidas novamente a seus corpos, configurando-se plenamente a Cristo ressuscitado.

Na firme esperança da Ressurreição de Nosso Senhor, vivamos santamente este Sábado de silêncio e, na noite de hoje, deixemo-nos invadir de alegria pela vitória de Cristo sobre a morte.

Que Ele se digne associar-nos à sua Páscoa gloriosa.

Deus Vult!


You may also like

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.