RAINHA DOS ANJOS E SANTOS - Porque Maria é coroada e oração misteriosa
/
0 Comments
Ela é a Lua que resplandece refletindo a luz do Sol que é seu Filho. E o seu esplendor está tão acima do dos anjos e santos como o brilho da Lua está para o brilho das estrelas.
Diz-nos São Luis Montfort:
"No Céu, Maria impera aos anjos e aos bem-aventurados. Como recompensa da sua profunda humildade (Lc 1,48), deu-lhe Deus o poder e o encargo de encher de santos os
tronos deixados vazios pela orgulhosa queda dos anjos apóstatas. É vontade do Altíssimo, que exalta os humildes (Lc 1, 52), que o Céu, a Terra e os infernos obedeçam, livre ou contrariadamente, às ordens da humilde Maria. Fê-la soberana do Céu e da Terra, condutora dos Seus exércitos, guarda dos Seus tesouros, dispensadora das suas graças, obreira das suas grandes maravilhas, reparadora do género humano, medianeira dos homens, vencedora dos inimigos de Deus e fiel companheira de suas grandezas e triunfos."
Dizem-nos Santo Anselmo, São Bernardino e São Boaventura:
“Ao poder de Deus tudo está submisso, mesmo a Virgem, e eis que ao poder da Virgem está tudo submisso, até o próprio Deus”.
Sobre isto, esclarece-nos São Luís Montfort:
"Quando, pois, se lê nos escritos de São Bernardo, São Bernardino, São Boaventura etc., que no Céu e na Terra tudo está sujeito a Maria, até o próprio Deus, deve apenas entender-se que a autoridade que Deus lhe quis conceder é tão grande que parece igualar o poder divino, e que as suas orações e súplicas são tão poderosas junto de Deus que equivalem sempre a ordens junto da Sua majestade. Ele não resiste nunca à oração de Sua dileta Mãe, porque é sempre humilde e conforme à Sua vontade."
Por outras palavras, explica o mesmo santo que:
"Visto que a graça aperfeiçoa a natureza e a glória aperfeiçoa a graça, é certo que Nosso Senhor, no Céu, é ainda tão filho de Maria como o foi na Terra. Conservou, portanto, a submissão e a obediência do mais perfeito de todos os filhos para com Maria, a melhor das mães. Cuidemos, porém, de não ver nesta dependência rebaixamento algum de Jesus ou alguma imperfeição. Maria, estando infinitamente abaixo de seu Filho, que é Deus, não se lhe impõe como uma mãe da Terra o faz a seu filho, que lhe é inferior. Maria está toda transformada em Deus pela graça e pela glória, que transformam n'Ele todos os santos. Por isso não pede, não quer, não faz nada que seja contrário à eterna e imutável vontade de Deus."
Alegre-se, pois, hoje, todo o Povo de Cristo, ó filhos de Maria, porque não temos uma Soberana qualquer nos Céus, mas uma Mãe repleta de graça e ternura!
Mas porque a têm os Cristão como Rainha?
Gebirah, isto é, "Rainha-Mãe" era uma instituição típica da Casa de Davi. No Antigo Testamento, os 20 Reis descendentes de Davi, que vieram após Salomão, são sempre lembrados juntos com as suas mães.
Uma vez que os Reis tinham várias esposas, era impossível escolherem uma para reinar ao lado deles. Mas apenas uma era a sua mãe, sendo por isso ela que reinava a seu lado como Rainha.
Ora, quando o Anjo Gabriel visita a Virgem Maria, revela que Jesus herdará "o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó".
Sabemos que o Reino de Jesus Cristo não é neste mundo. Da mesma forma, a soberania da Rainha Mãe dá-se ao lado de seu Filho, nos Céus. E disto atesta o Apocalipse, quando se refere à Mulher coroada de Estrelas.
Como sugestão de oração para este dia, lembrava a oração revelada pela Virgem Maria ao Bem-aventurado Padre Louis-Edouard Cestac (13 de janeiro de 1864).
Conheça a sua história misteriosa aqui: Oração Augusta Rainha dos Céus.
Eis a oração:
Augusta Rainha dos céus, soberana mestra dos Anjos,
Vós que, desde o princípio, recebestes de Deus
o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás,
Nós vo-lo pedimos humildemente,
Enviai vossas legiões celestes para que,
sob vossas ordens, e por vosso poder,
Elas persigam os demónios, combatendo-os por toda a parte,
Reprimindo-lhes a insolência, e lançando-os no abismo.
Quem é como Deus?
Ó Mãe de bondade e ternura,
Vós sereis sempre o nosso Amor e a nossa esperança.
Ó Mãe Divina,
Enviai os Santos Anjos para nos defenderem,
E repeli para longe de nós o cruel inimigo.
Santos Anjos e Arcanjos,
Defendei-nos e guardai-nos. Amém.
Deus Vult!