Quem não conhece a história do santo Profeta Elias no monte Carmelo? Quando o povo tinha virado costas a Deus, adorando a Baal e a tan...

VERDADEIRO ECUMENISMO CRISTÃO - Lição do Profeta Elias

/
0 Comments

Quem não conhece a história do santo Profeta Elias no monte Carmelo?

Quando o povo tinha virado costas a Deus, adorando a Baal e a tantos outros ídolos, Elias, o único profeta que sobrou às perseguições dos poderosos, castigou a terra ordenando uma terrível seca. Fugindo, seguidamente, para o deserto, regressou para enfrentar sozinho e em pé de igualdade as centenas de profetas do “deus” Baal, propondo um teste no Monte do Carmelo: 
Aquele que, orando, conseguisse ser atendido pelo seu deus para que enviasse fogo e acendesse o altar do sacrifício, provaria adorar o verdadeiro Deus! 

Escusado será dizer que Baal não respondeu aos gritos, danças e mutilações dos falsos profetas. “Gritai com mais força, pois, seguramente, estará ocupado, ou dormindo... e isso o acordará.” Zombava Elias.

Chegada a sua vez, porém, depois de ordenar que se encharcasse de água o altar, à oração de Elias, o Senhor fez subitamente descer do céu um fogo devorador, que consumiu holocausto, lenha, e até as pedras do altar! 
De seguida, Elias ordena que se capturassem e executassem os falsos profetas, que haviam por tempo demais enganado o povo e difundido o culto satânico de Baal. Depois, pediu a Deus e a chuva caiu novamente. 

Essa passagem Bíblica (1 Re 18), deixa claro o zelo do santo profeta pelo culto ao verdadeiro Deus, pela Única e Verdadeira religião, sendo intolerante perante a mentira. Não tomemos isto como um apelo à violência física, pois não vivemos mais à luz daqueles tempos bárbaros, mas à luz de uma revelação muito maior, a de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida! 

Deus revelou-Se e mostrou-nos a Verdade. Uma única religião é, por isso, a verdadeira: O Catolicismo. Pois apenas Uma é a Igreja de Cristo, a Una, Santa Igreja Católica Apostólica, depositária da verdade revelada.

Esta é a certeza de quem se disser Católico. Qualquer outro cristão será só tão cristão quanto estiver em comunhão com a Igreja. Por isso, o Ecumenismo Católico, o verdadeiro Ecumenismo Cristão, é diferente dos outros. 

Ecumenismo é o processo de busca da unidade. Se não existisse verdade objetiva, esta busca poderia ser encontrada numa negociação entre as partes até chegarem a comum acordo.

No entanto, a Verdade existe, e não é negociável. Por isso, ao católico:

Não é lícito promover a união dos cristãos de outro modo senão promovendo o retorno dos dissidentes à única verdadeira Igreja de Cristo, dado que outrora, infelizmente, eles se apartaram dela”, adverte o papa Pio XI na Encíclica Mortalium Animos.

Na mesma Encíclica, o Santo Padre alerta:

a Santa Sé, não pode, de modo algum, participar de suas assembleias (dos não católicos) e que, aos católicos, de nenhum modo é lícito aprovar ou contribuir para estas iniciativas: se o fizerem concederão autoridade a uma falsa religião cristã, sobremaneira alheia à única Igreja de Cristo.

Estas orientações da Santa Igreja resultam do mesmo zelo pela verdade que consumia o profeta Elias. Zelo este que deve arder em nós também, num combate sério contra aquilo que escraviza o homem: o erro, a mentira, a heresia. E não contra a pessoa vítima e escrava deles. Esses, por amor de caridade, devemos ter urgência em socorrer! Como? 

Ensina-nos o papa São Pio X : “O verdadeiro ecumenismo, a verdadeira caridade com os que estão no erro, é mostrar-lhes a verdade plena, e rezar por eles – não “com” eles – para que se convertam à verdadeira fé, tal e como rezava toda a santa Igreja na sagrada liturgia da Sexta-feira Santa:


  • “Oremos também pelos hereges e cismáticos, para que Deus nosso Senhor os tire de todos os seus erros, e se digne trazê-los à santa Madre Igreja Católica e Apostólica”.
  • “Oremos também pelos incrédulos judeus; para que Deus nosso Senhor aparte o véu de seus corações, e, eles também, reconheçam nosso Senhor Jesus Cristo”.
  • “Oremos também pelos pagãos, para que Deus Onipotente tire a perversidade de seus corações; e abandonando seus ídolos se convertam ao Deus vivo e verdadeiro e a seu único Filho e Senhor nosso Jesus Cristo”.

Este é o agir daqueles que tiverem fé.
"A tolerância (para com o erro) é a virtude daqueles sem convicções" G. K. Chesterton
Peçamos ao santo profeta Elias, padroeiro dos Carmelitas, a força da sua fé para a nossa oração e o nosso testemunho!


 Deus Vult!



You may also like

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.