Estamos no Mês de Maria, Mãe da Igreja.  Por isso, que outra forma melhor podemos ter para agradar a nossa querida Mãe celestial do que...

DICAS PARA O ROSÁRIO - 1ªParte: Uma coroa de rosas!

/
0 Comments


Estamos no Mês de Maria, Mãe da Igreja. 
Por isso, que outra forma melhor podemos ter para agradar a nossa querida Mãe celestial do que rezando o Rosário? 

Santo Afonso de Ligório nos diz que:


“entre todas as homenagens que se devem à Mãe de Deus nenhuma outra é mais agradável que o santo Rosário”

De facto, Rosário significa "coroa de rosas", e a cada Ave-Maria e Pai nosso, é uma rosa que tecemos nessa coroa e oferecemos a Maria!

Também chamado de Saltério Angelical, ou Saltério de Jesus e Maria, as suas 150 Avé-Marias e 3 Mistérios fazem alusão aos 150 salmos da bíblia e honram a Trindade Santíssima.

Tendo sido recebido por São Domingos de Gusmão da Própria Virgem Mãe, em resposta às suas súplicas pelos pecadores, nenhuma outra oração é, desde então, mais característica dos filhos da Igreja, nem mais poderosa do que esta.

Insistentemente tem Nossa Senhora, em suas aparições, pedido esta oração, para alcançarmos a paz do Mundo, a conversão dos pecadores e as graças que precisamos, pois é a "arma que a nossa Mãe do Céu nos quis dar para vencermos todas as batalhas!" (St Padre Pio) 

Mas quantos a usam? Quantos o rezam com fervor?

O Rosário, como escreve o Papa São João Paulo II, é uma oração de carácter tão contemplativo que, privado desta dimensão essencial, ele se torna um corpo sem alma, uma matéria sem forma.  


“Recitar o Rosário nada mais é que contemplar com Maria o Rosto de Cristo” diz o santo papa. 

Esta oração é tão proveitosa para a nossa alma pois:


  1. Primeiro, porque beneficia de excepcional eficácia graças a uma especial intercessão de Nossa Senhora, como revelou a Virgem à irmã Lúcia;
  2. Além disso, envolve o nosso intelecto e o nosso corpo, pois propicia a uma atitude de oração por um tempo razoável, que é essencial para silenciar os barulhos do corre-corre do dia-a-dia e meditar frutuosamente nos Mistérios da Vida de Cristo;
  3. E, claro, alarga o nosso amor a Maria e a seu Filho, numa confiante rendição aos braços e intercessão da Virgem, pois exige de nós um exercício de fé no poder de tão singela oração, ao alcance da mais simples alma.


Por essa razão, para auxiliar o leitor neste 3 pontos e tornar o terço mais frutuoso, desejo propor, numa série de postagens, possíveis meditações e sugestões para cada mistério.
Começarei por dicas gerais de como rezar esta oração, e, de seguida, passarei por cada um dos Mistérios (Gosozos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos), com sugestões de meditação e oração.

Peço a Nossa Senhora que possa ser isto útil a quem o ler.
Que Maria, Mãe da Igreja, reze por nós!

Deus Vult!


You may also like

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.