DIGNIDADE E RESPONSABILIDADE DO SACERDÓCIO - Excertos de St. Afonso
/
0 Comments
Do livro “Dignidade e Responsabilidades do Sacerdócio - Selva” de santo Afonso de Liguori:
"A dignidade sacerdotal é a mais nobre de todas as dignidades deste mundo. "Nada", diz Santo Ambrósio, "é mais excelente neste mundo." Ela transcende, diz São Bernardo, "todas as dignidades de reis, imperadores e anjos".
Santo Agostinho diz-nos que: "Nada neste mundo é mais vantajoso ou mais honroso aos olhos dos homens do que o ofício sacerdotal. Mas aos olhos de Deus nada é mais formidável, sério e perigoso.
(…)
É uma grande felicidade e vantagem ser sacerdote, ter o poder de fazer descer o Verbo Encarnado do céu às suas mãos, e de livrar as almas do pecado e do inferno, ser o vigário de Jesus Cristo, a luz do mundo , o mediador entre Deus e os homens, a ser levantado e exaltado acima de todos os monarcas da terra, ter maior poder do que os anjos…, em uma palavra, ser, como diz São Clemente, Deus na terra.
Nada mais vantajoso, porém, nada mais sério e perigoso. Pois, se em suas mãos Jesus Cristo desce para ser seu alimento, o sacerdote deve ser mais puro do que a água mais límpida, como foi dito em uma visão a São Francisco de Assis. Se ele é um mediador diante de Deus em favor dos homens, ele não deve aparecer diante de Deus manchado com a culpa de qualquer pecado; se ele é o vigário do Redentor, deve ser como ele em sua vida. Se ele é a luz do mundo, deve ser refulgente com o esplendor de todas as virtudes. Em suma, se ele é um sacerdote, deve ser santo.
(…)
O Senhor ordenou, no Levítico, que pelo pecado de um único sacerdote fosse oferecido um bezerro, e um outro pelos pecados de todo o povo. Daqui, Inocêncio III conclui que o pecado de um sacerdote é tão grave quanto os pecados de todo o povo. A razão, diz o Pontífice, é que com o seu pecado o sacerdote leva todo o povo ao pecado.
(…)
"Estejam atentos, queridos sacerdotes, pois os demónios tentam mais cada um dos sacerdote do que a cem leigos; porque um padre que se perca arrasta consigo muitos seculares para o inferno".
Meus irmãos, se muitos sacerdotes se perdem, é por nossa culpa também. Nós, leigos, por não rezarmos incansavelmente por eles e pela sua difícil e perigosa missão de pastorear o rebanho de Cristo.
Peçamos a intercessão da Virgem Santíssima, Mãe dos Sacerdotes, junto do seu Filho, Sumo e Eterno Sacerdote, para que Deus santifique, ilumine e guarde os seus ministros sagrados, para maior glória de Deus e bem do Seu Povo.
Deus Vult!