"Foi levado Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo." (Mt 4, 1) Já se perguntou porque haveria Crist...

PORQUE JESUS DEIXOU QUE SATANÁS O TENTASSE? - Explicação de St. Tomás

/
0 Comments



"Foi levado Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo." (Mt 4, 1)

Já se perguntou porque haveria Cristo de querer ser tentado pelo Diabo? 

De facto, no artigo anterior "Porque Satanás quis tentar Jesus?"
liamos que as respostas de Cristo impediam o Tentador de O reconhecer como o Filho de Deus, não fosse o Diabo desistir de O tentar e afastar-se.

Diz-nos são Tomás de Aquino que Cristo quis ser tentado porque:

1. Primeiro, para nos dar auxílio contra as tentações. Por isso diz Gregório:«Não era indigno do nosso Redentor querer ser tentado, ele que veio para ser imolado; para que assim vencesse as nossas tentações com as suas, assim como venceu com a sua a nossa morte.» 

2. Segundo, para nossa cautela: a fim de que ninguém, por santo que seja, se julgue seguro e imune da tentação. Por isso quis ser tentado depois do batismo; porque, como diz Hilário, «as tentações do diabo são mais freqüentes sobretudo contra os santos, porque sobre estes é que ela mais deseja a vitória.» Donde o dizer a Escritura (Ecle 2, 1): «Filho, quando entrares no serviço de Deus, tenha-se firme na justiça e no temor e prepara a tua alma para a tentação.»

3. Terceiro, para nos dar o exemplo de como devemos vencer as tentações do diabo. Donde o dizer Agostinho: «Cristo deixou-se tentar pelo diabo, para nos mostrar como venceremos as suas tentações, não somente pelo seu auxílio, mas também pelo seu exemplo.»

4. Quarto, para nos excitar à confiança na sua misericórdia. Donde o dizer o Apóstolo (Heb 4, 15): «Não temos um pontífice que não possa compadecer-se das nossas enfermidades, mas que foi tentado em todas as coisas à nossa semelhança, exceto o pecado».     

Cristo veio destruir as obras do diabo, não pelo emprego do seu poder, mas antes sofrendo-lhe a ação e a dos seus partidários, de modo a vencê-la pela justiça e não pela onipotência. 

Aprendamos de Nosso Senhor a preparármo-nos para a luta contra os inimigos do homem por meio do jejum quaresmal!

Deus Vult!


Fonte: Suma Teológica, questão 41.



You may also like

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.