O Doutor angélico, São Tomás de Aquino, pergunta "se devemos orar aos santos para interceder por nós". Ao que ele mesmo respo...

PORQUE ORAMOS AOS SANTOS? - Resposta de St. Tomás de Aquino

/
0 Comments



O Doutor angélico, São Tomás de Aquino, pergunta "se devemos orar aos santos para interceder por nós". Ao que ele mesmo responde:

“Deus ordenou a intercessão dos santos como um meio de salvação, não por causa de algum defeito na Sua Divina Misericórdia, mas para preservar a ordem de operação universalmente estabelecida por meios de causa secundária” 


"A ordem é instituída por Deus para que as coisas que são remotas possam ser trazidas a Deus por aquelas que são intermediárias. Portanto, uma vez que os santos no céu estão muito próximos de Deus, a ordem da lei divina requer que nós, que permanecemos no corpo e estamos mais longe do Senhor, sejamos trazidos a Ele por sua mediação, o que, de fato, acontece quando a Bondade divina difunde seus efeitos através dos santos. (...) É por isso que os constituímos nossos intercessores com Deus e, por assim dizer, como mediadores, quando lhes pedimos que rezem por nós."

"Causas secundárias", significa intervir indirectamente. Deus, na Sua Sabedoria, estabelece intermediários para executar os Seus desígnios. Nós observamos isso em toda a História da Salvação. Deus escrever a Bíblia através de seres humanos, espalha o Evangelho pelos Seus Missionários, cura pelas mãos de Seus discípulos, dá-nos os Sacramentos pelas mãos dos Sacerdotes. Até mesmo para nos conceder a maior Graça de todas, o Seu Filho, Deus estabeleceu uma intermediária, a Virgem Maria.

Para conceder-nos todo o tipo de graças, Deus estabeleceu como condição necessária a oração. E quão mais eficácia não será essa oração se for oferecida por alguém com maior intimidade com o Senhor? E quem terá maior intimidade com o Senhor do que os Santos?

Se um pobre camponês se dirigisse directamente a um rei, chances eram de que a sua ousada intervenção não fosse ouvida. Mas se, rogando a um nobre senhor, lhe pedisse que falasse ao rei uma palavra em seu benefício, em consideração pelo seu nobre, o rei poderia atender ao pedido do camponês.

Assim também, na ordem da Graça, os nobres santos intercedem incansavelmente por nós, se a pelarmos à sua intercessão. Deus quer que precisemos uns dos outros, para estabelecer em nós o espírito de comunhão, a comunhão dos Santos.

Deus Vult!






You may also like

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.